Mercado de TI dispara no Rio de Janeiro, e número de startups cresce 657%

Mercado de TI dispara no Rio de Janeiro, e número de startups cresce 657%

Levantamento aponta que o estado do RJ é o segundo do país em investimentos no setor de TI

Mercado de TI – Um levantamento do Observatório Softex e do TI Rio revela um cenário de expansão para o mercado de tecnologia da informação no Rio de Janeiro. O estado se destaca como o segundo maior polo de investimentos do país, com R$ 65 milhões aplicados, e registra um crescimento de 657% no número de startups entre 2000 e 2025.

O Estudo de TICs do Rio de Janeiro, apresentado na PUC-Rio, mapeia um setor em recuperação após a pandemia. Atualmente, o estado reúne 32.664 empresas de tecnologia e foi responsável pela criação de 4.461 novas vagas em 2024, representando 12,4% do saldo positivo de empregos do setor no Brasil. O segmento de software responde por mais de 53% do mercado fluminense, com crescimento impulsionado por modelos SaaS e tecnologias como IA e machine learning.

LEIA: Maioria dos brasileiros cogitou pedir demissão este ano

O ecossistema de startups fluminense é um dos pontos altos do diagnóstico, com um avanço de 657% em 25 anos. A pesquisa indica que 65,2% dessas empresas estão concentradas na capital, com atuação predominante nos segmentos de tecnologia da informação, educação e saúde.

Embora a capital abrigue 77% das empresas de TI, a tecnologia se espalha pelo estado. A pesquisa mostra que 91,3% dos municípios fluminenses já possuem negócios do setor, com destaque para polos como Petrópolis – onde fica a Serratec –, Maricá, Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes.

Para dar continuidade a esse desenvolvimento, o documento propõe cinco eixos de ação. As sugestões incluem a ampliação da oferta de cursos na área, a dinamização do mercado de trabalho, a promoção de inclusão e diversidade, o fortalecimento dos ecossistemas de inovação e a melhoria da infraestrutura digital.

Para o presidente do TI Rio, Alberto Blois, o estudo funciona como um instrumento estratégico. “Ele oferece um diagnóstico para fortalecer o mercado de TI em todo o estado, a partir da análise de formação técnica, infraestrutura e inovação”, afirmou.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/wirestock)

Leia mais